quarta-feira, 3 de outubro de 2018

E chegou o calor!!! Hoje foi dia de brincar com água no CEMEI Irapará

Quando chega o calor, existe alguma brincadeira mais gostosa e mais legal do que brincar com água? As crianças amam! Por isso, aguardam ansiosas pela chegada do mês de outubro, quando o sol brilha forte e elas podem curtir esse momento de total alegria e diversão.


























Está na hora da história...Leituraço no CEMEI Irapará




Em setembro nós realizamos contações de histórias muito especiais para as crianças. É o leituraço, dia em que todas as turmas participam de contações de histórias simultâneas preparadas pelas professoras, que escolhem a história, a técnica (fantoche, teatro de sombras, bonecos...), preparam o cenário, os personagens... Cada detalhe. 



Teatro de sombras: A festa no Céu.

Cenário: O caso do bolinho

Cenário de "A lenda do Saci"



As crianças maiores, escolhem a história que vão querer escutar, colocam seu nome no cartaz de acordo com a sua escolha e nesse momento as turmas se misturam.
Cartaz com as inscrições das crianças do infantil.
Cartaz de O caso do bolinho.

Quando contamos uma história para as crianças, elas aprendem a ouvir, contar e recontar, enriquecendo sua comunicação.
Crianças fazendo o reconto de "A festa no Céu" com teatro de sombras.


A infância é a fase ideal para a formação do interesse pela leitura, os bebês e as crianças precisam ter acesso à livros e também precisam que lhe contem histórias diversas diariamente. As histórias infantis despertam nos pequenos o mundo imaginário, e nesse mundo mágico, as crianças relacionam o real com a fantasia, desenvolvem imaginação, lidam com seus sentimentos e se maravilham criando enredos, sentidos, repertórios, brincadeiras... 

Professoras Cìntia e Melissa contando a "Lenda do Saci". O cenário foi construído pelas crianças.

Professoras Thaís e Angelina contando a história "A casa sonolenta" com uso de bonecos.


Professoras Celidalva, Talita e Marta contando "A festa no Céu".

Professora Letícia durante a contação de "O caso do bolinho"


Todas as histórias são construídas em parceria pelo grupo ou duplas.

Professoras Letícia, Val e Cleide com seus fantoches artesanais.
MGI e B2 assistiram à história da Betina. 


Professoras Ana e Renata com a turma do MGI, ao fundo, a produção dos pequenos sobre "Menina bonita do laço de fita".

Adicionar legenda



História do Saci no MGII com a Professora Vanessa.



Turma do infantil animada com a lenda do Saci.

Professora Sabrina e os três porquinhos no B1.


Reação dos bebês quando a casinha caia com o sopro do Lobo.
Foram momentos marcantes não só para as crianças, mas também para o grupo de professoras que trabalhou bastante para realizar a contação de histórias de forma lúdica, envolvente e atrativa para os bebês e as crianças do CEMEI.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Aula Passeio 6C e 6D ao Museu do Inseto

As crianças estavam muito curiosas e entusiasmadas com os bichinhos que encontravam na horta todas os dias quando iam regá-la. Começaram a se interessar, principalmente, pelas joaninhas. Observando esse impulso curioso das crianças, as professoras planejaram outras atividades para além do Projeto Horta e alimentação saudável, desta forma, os bichinhos do jardim viraram também alvo de processo investigativo pelas crianças.
No dia 12 de setembro as turmas do infantil II 6C e 6D foram visitar o Museu do Inseto e tiveram a oportunidade de aprender muitas coisas interessantes, conhecer outros animais que nunca haviam visto por aqui pela escola, como o "Bicho-pau"... Teve até corrida de baratas!!



























Relato da professora Talita sobre o passeio:
"Na roda de conversa posterior ao passeio, pude perceber que as crianças guardaram as características do que é um inseto (corpo dividido em partes, antenas e seis patas), lembraram o nome dos animais e produzimos uma lista, o rola bosta (besouro) é um bicho engraçado para o grupo, quando o João falou do rola bosta a Lorany disse:
            "É porque ele come cocô né?". Ele gosta de dar coco para a namorada dele". 
Algumas crianças tocaram em todos os insetos e bichos, outros apenas com a mão das professoras apoiando. Várias crianças observaram que a lagarta faz cócegas nas mãos e davam risadas. Aproveitamos bastante o passeio e as conversas foram muito produtivas e divertidas com tudo o que aprendemos lá."

O Currículo Integrador (2015), documento que orienta o nosso Projeto Político Pedagógico, propõe a integração das crianças com a vida que pulsa para além dos muros da escola, para que as crianças tenham contato com o conhecimento humano que deve ser compartilhado e usufruído por toda a sociedade, inclusive, por elas!