sábado, 12 de maio de 2018

Sábado letivo para se reunir com as famílias!

Hoje realizamos uma reunião com as famílias dos nossos bebês e crianças. 
As acolhemos com café da manhã preparado com carinho pela equipe da cozinha e professoras, em seguida subimos para reunião geral na brinquedoteca onde a coordenadora pedagógica falou sobre o brincar na escola: porque brincar é algo tão importante para bebês e crianças? Será que as crianças precisam de brinquedos para brincar? Meninos brincam de boneca? Porque eles se "sujam" tanto? Discutimos essas perguntas enquanto as imagens dos bebês e das crianças eram mostradas para exemplificar essas e outras questões.

 
Por todos os lados expomos os trabalhos das crianças e fotos explicando momentos importantes do dia a dia na escola.






Após a conversa na brinquedoteca as famílias se dirigiram às salas de referência para conversar com as professoras. Nessa pauta, foi explicado porque a escolha pelo trabalho pedagógico com projetos, e aproveitamos para apresentar os projetos de cada sala, de onde surgiram, porque a escolha "deste projeto", como está se dando o processo e como se dará a participação das famílias. 
Conversamos sobre as reposições da greve e diversos assuntos conforme especificidade de cada grupo.
Uma mãe levantou uma questão importante, queria saber porque o CEMEI Irapará não comemora datas como "dia das mães" (já que no dia seguinte à reunião seria dia das mães no calendário nacional). 
Explicamos, conforme já discutido anteriormente na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, que seguimos a orientação da Secretaria Municipal de Educação: ao invés de comemorarmos na escola dia das mães e dia dos pais, comemoramos o dia da família (com oficinas, brincadeiras para integração de todos) em respeito à diversidade de famílias que existem hoje na sociedade - e na nossa escola. 
Aproveitamos o ensejo, e explicamos porque não "trabalhamos" as datas comerciais e que priorizam uma única visão religiosa como Páscoa, Natal, São João, uma vez que a escola deve valorizar a pluralidade e a diversidade, respeitando assim, todas as visões de mundo que as famílias possam ter. Foi uma conversa bem produtiva e importante.












Esses momentos de contato entre família e escola são muito valiosos para alinhamento e apropriação da proposta pedagógica do CEMEI, e também para o bom desenvolvimento de cada bebê e criança. Não deixem de participar!!! Agradecemos imensamente a participação da comunidade.