quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Datas comemorativas x Dia da família x Dia das crianças


O Projeto Político e Pedagógico do CEMEI Irapará discute sobre a relevância para o desenvolvimento infantil ao se trabalhar datas comemorativas na escola, uma vez que a maioria dessas datas trazem questões de cunho religioso quando a escola é laica, mercadológico quando o que pretendemos é valorizar as vivências e não os produtos ou tradicionalmente são realizadas com representações estereotipadas de outras culturas.

Portanto, não realizamos dia das mães, dia dos pais mas valorizamos o dia da família que acolhe os mais diversos modelos de família. Temos crianças que são criadas por avós, crianças com duas mães, com pais separados, pais desconhecidos... 


Esses foram alguns momentos do dia da família na escola que aconteceu em junho com apresentações de brincadeiras e oficinas como abayomi, chocalhos, elefante, boneco de alpiste e massinha:




Oficina de chocalhos





Oficina boneco de alpiste.





Oficina Abayomi


Apresentação Roda de Capoeira dos pais da Ester Sophia - B2


Apresentação de brincadeira de roda


Apresentação de canções do repertório dos bebês com suas famílias

Momento de descontração da festa


Oficina de massinha de modelar


Apesar dessa concepção, em outubro (dia das crianças) recebemos doações de roupas,  brinquedos, calçados e doces de uma instituição japonesa e realizamos uma festa no dia das crianças. 


As crianças do infantil 5A, 5C e 6A prepararam uma apresentação de uma música em japonês para acolher nossos visitantes. Foi muito emocionante!



Foi uma semana com programação intensa e divertida, pensada com carinho para garantir aos nossos bebês e crianças o máximo de diversão! Alugamos brinquedos infláveis com o apoio da Associação de Pais e Mestres, tivemos um dia especial para brincar com água, professoras prepararam uma contação de história da Chapeuzinho Vermelho e as cozinheiras fizeram um bolo especial dos Minions que foi uma surpresa!  

Teatro da Chapeuzinho Vermelho encenado pelas professoras.

Katia, Juliene e Marli com o bolo surpresa!

Baile à fantasia




Pintura de rosto

Brincadeiras com água



 Foram atividades divertidas com oportunidade de integração de todos os bebês e crianças e também oportunidade de participação ativa das famílias.









terça-feira, 14 de novembro de 2017

Construção do conhecimento e a integração com a natureza


 
 
A aprendizagem é um processo dinâmico e complexo que deve ser facilitado a partir das oportunidades de múltiplas vivências que considerem as diversas infâncias, com suas vozes, corpos, sentimentos e culturas.
A palavra “Aprender” tem origem no latim e significa “levar para junto de si”, acreditamos que bebês e crianças aprendem em sua inteireza ou seja, com todo o seu corpo, sentimentos, emoções e atribuindo sentido ao que é vivido, deste modo a aprendizagem não se dá de forma única nem em disciplinas fragmentadas.
 
Crianças do infantil 6A quando descobriram as formigas no parque. Essa descoberta gerou o projeto do primeiro semestre dessa turma.

Observando o formigueiro.

Turma do infantil 5C plantando maracujá.
 
Observe a charge de Francesco Tonucci, as crianças estão inseridas em um espaço rodeado por árvores, no entanto, a professora limita a oportunidade de aprendizagem ao se remeter à ilustração de uma árvore para “ensinar” algo sobre árvore às crianças, que poderiam ao invés de observar a ilustração: tocar, sentir e experimentar a árvore usando todo o corpo com todos os sentidos.

Charge de Francesco Tonucci

 
Crianças do infantil brincando de subir e escorregar "no morro".

"Colhendo os matinhos" - brincadeiras que surgem de forma espontânea.


Crianças do MGII B escorregando na grama com papelão.

Na nossa concepção de educação os bebês e as crianças aprendem “Quando estão por inteiro nas interações que estabelecem com as coisas, as pessoas, os objetos ao seu redor, tanto os fenômenos da natureza como os objetos criados pelos seres humanos (...). Desse modo, quanto mais curiosas forem e quanto mais objetos apresentarmos para sua exploração e seu uso, quanto mais fenômenos da natureza observarem, com quanto mais pessoas estabelecerem contato afetuoso, quanto mais linguagens usarem mais potente a sua constituição como pessoa, mais criativas e capazes de expressar por diferentes linguagens e mais capazes de interpretar o que veem e vivem.” (Currículo Integrador da Infância Paulistana, 2015).


Bebês experimentando o contato com a areia do parque.

Bebês em seu primeiro contato com a grama do CEMEI
 
 
 
Portanto a aprendizagem depende da interação entre bebês e crianças e do acesso que elas têm ao mundo que se apresenta para elas.
Uma prática pedagógica que tanto os bebês quanto as crianças gostam bastante, é de colher elementos naturais "no quintal" para realizar trabalhos como colagens e desenhos.

Trabalho de colagem com elementos naturais.






"A educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente - tão real e vital para o aluno como o que ele vive em casa, no bairro ou no pátio" (DEWEY, 1897).
 
 

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Comemorar a data de aniversário é muito importante para todos nós! Lembrar o dia em que a criança nasceu, iniciou sua trajetória de vida,  recebeu um nome... Isso vai criando a identidade do ser humano, aquilo que o torna único. Comemorar o dia do nascimento é como exaltar a presença e a existência dessa pessoa como alguém especial!
A comemoração dos aniversários dos bebês e crianças do CEMEI Irapará é realizada uma vez ao mês com uma festa onde cantamos parabéns para todos os aniversariantes! É um momento esperado por eles e preparado com carinho, onde é servido um bolo, suco e geralmente elas dançam e cantam músicas do repertório infantil.
Nós entendemos que comemorar o aniversário é uma das formas de propiciar a construção da identidade das crianças, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), identidade  é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal. Desta forma o  desenvolvimento da identidade e a construção da autonomia estão intimamente relacionados aos processos de socialização.
A seguir veja alguns momentos das comemorações que aconteceram no decorrer do ano de 2017.