terça-feira, 14 de novembro de 2017

Construção do conhecimento e a integração com a natureza


 
 
A aprendizagem é um processo dinâmico e complexo que deve ser facilitado a partir das oportunidades de múltiplas vivências que considerem as diversas infâncias, com suas vozes, corpos, sentimentos e culturas.
A palavra “Aprender” tem origem no latim e significa “levar para junto de si”, acreditamos que bebês e crianças aprendem em sua inteireza ou seja, com todo o seu corpo, sentimentos, emoções e atribuindo sentido ao que é vivido, deste modo a aprendizagem não se dá de forma única nem em disciplinas fragmentadas.
 
Crianças do infantil 6A quando descobriram as formigas no parque. Essa descoberta gerou o projeto do primeiro semestre dessa turma.

Observando o formigueiro.

Turma do infantil 5C plantando maracujá.
 
Observe a charge de Francesco Tonucci, as crianças estão inseridas em um espaço rodeado por árvores, no entanto, a professora limita a oportunidade de aprendizagem ao se remeter à ilustração de uma árvore para “ensinar” algo sobre árvore às crianças, que poderiam ao invés de observar a ilustração: tocar, sentir e experimentar a árvore usando todo o corpo com todos os sentidos.

Charge de Francesco Tonucci

 
Crianças do infantil brincando de subir e escorregar "no morro".

"Colhendo os matinhos" - brincadeiras que surgem de forma espontânea.


Crianças do MGII B escorregando na grama com papelão.

Na nossa concepção de educação os bebês e as crianças aprendem “Quando estão por inteiro nas interações que estabelecem com as coisas, as pessoas, os objetos ao seu redor, tanto os fenômenos da natureza como os objetos criados pelos seres humanos (...). Desse modo, quanto mais curiosas forem e quanto mais objetos apresentarmos para sua exploração e seu uso, quanto mais fenômenos da natureza observarem, com quanto mais pessoas estabelecerem contato afetuoso, quanto mais linguagens usarem mais potente a sua constituição como pessoa, mais criativas e capazes de expressar por diferentes linguagens e mais capazes de interpretar o que veem e vivem.” (Currículo Integrador da Infância Paulistana, 2015).


Bebês experimentando o contato com a areia do parque.

Bebês em seu primeiro contato com a grama do CEMEI
 
 
 
Portanto a aprendizagem depende da interação entre bebês e crianças e do acesso que elas têm ao mundo que se apresenta para elas.
Uma prática pedagógica que tanto os bebês quanto as crianças gostam bastante, é de colher elementos naturais "no quintal" para realizar trabalhos como colagens e desenhos.

Trabalho de colagem com elementos naturais.






"A educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente - tão real e vital para o aluno como o que ele vive em casa, no bairro ou no pátio" (DEWEY, 1897).
 
 

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